Integração com a graduação

Todos os docentes permanentes do PPGBF atuam ministrando, no mínimo, 8 horas de aula por semana para cursos de graduação, carga horária essa diminuída apenas para aqueles que exercem alguma função de coordenação ou chefia. Os docentes atuam lecionando para os seguintes cursos: Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Ciências Biológicas e Psicologia. Através do contato com esses alunos de graduação, temos recrutado aqueles interessados em fazer parte de programas de iniciação científica, para despertar o interesse dos mesmos nas áreas de pesquisa existentes no programa. Hoje já contamos com uma parcela significativa de alunos de mestrado que foram alunos de iniciação científica sob orientação de nossos docentes, corroborando a ideia da importância da IC na formação de futuros pesquisadores.
A extensão também é importante para a promoção da integração com a graduação. Por exemplo, através do Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida, um número cada vez maior de alunos tem tido contato com o conhecimento científico, o que têm despertado seu interesse na atuação também na pesquisa. Através desse programa, não só alunos dos cursos do CCS, como Farmácia, Medicina, Fonoaudiolofia e Ciências Biológicas, como também de outros centros, como alunos de Desenvolvimento Industrial e Ciências da Computação, vêm tendo contato com as linhas de pesquisa de nossa pós-graduação.
Além desse programa, outro laboratório integrante de nossa pós-graduação apresenta uma atuação expressiva na extensão: o Laboratório de Ultraestrutura Celular Carlos Alberto Redins, que tem se dedicado ao desenvolvimento de técnicas na área de microscopia, iniciou em 2011 um projeto em conjunto com o Laboratório de Ultraestrutura Celular Hertha Meyer do Instituto de Biofísica da UFRJ (na figura do prof. Kildare Miranda) e com o Instituto Nacional de Tecnologia (na figura do pesquisador Jorge Roberto Lopes dos Santos), com o intuito de gerar modelos celulares tridimensionais por microscopia eletrônica para serem impressos em impressoras 3D. Esses modelos, então, servirão como ferramenta de estudo para o ensino de estudantes cegos ou com visão imperfeita. Para a divulgação científica do trabalho, o laboratório fez uma parceria com o Museu de Ciências da Vida da UFES, e tem agregado um grande número de alunos de graduação para atuação em suas
atividades.

Esta sendo iniciado o planejamento para o curso de verão em Bioquímica e Farmacologia, que auxiliará na visibilidade do programa para os alunos de graduação do Centro de Ciências da Saúde e de outros centros afins nesta e em outras Universidades.

Estágio de docência:

O PPGBiq conta com uma disciplina de Treinamento Didático, com carga horária de 30 horas, que é obrigatória para todos os alunos bolsistas CAPES e optativa para os demais alunos. Embora não sendo obrigatória a todos, os docentes do programa vêm incentivando seus alunos a cursarem essa disciplina, visto que a formação para atuação na docência é uma das metas de nosso curso. De fato, vários alunos bolsistas de outras agências de fomento têm se matriculado e cursado a disciplina de treinamento didático, e, de nossos ainda poucos egressos, dois já estão atuando como professores substitutos em Universidades públicas.

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