Histórico

O Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Farmacologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGBF/UFES) foi aprovado pela CAPES em Dezembro de 2011 e iniciou seu funcionamento em Agosto de 2012 inicialmente formando mestres nas referidas subáreas.
A necessidade da criação do programa veio juntamente com a contratação de um número significativo de novos docentes pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFES nos últimos seis anos. Com a criação dos cursos do programa REUNI, a área de Ciências Biológicas e da Saúde se viu frente à criação de quatro novos cursos: Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além dos cursos de Farmácia, Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas e Enfermagem já existentes. Para atender a demanda de todos os cursos, o CCS contratou até 2011, 24 docentes de diversas subáreas dentro das Ciências da Vida e da Saúde, dentre elas, Bioquímica (6) e Farmacologia (5). Esses docentes possuem linhas de pesquisa e grande interesse em iniciar a prática de uma ciência de qualidade buscando preencher as lacunas que sabidamente distanciam o estado do Espírito Santo dos demais estados da região sudeste. Inicialmente, esses 11 docentes, buscaram, individualmente, arrecadar recursos nas agências de fomento nacionais, estaduais e municipais para iniciarem a implementação de suas linhas de pesquisa na UFES. Praticamente todos os docentes foram contemplados em pelo menos um de seus projetos de pesquisa e contam hoje com infraestrutura satisfatória para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
Além das atividades de pesquisa, a maioria dos professores contratados nos últimos anos absorveu uma grande carga horária de graduação, o que não permite sua atuação direta e constante no desenvolvimento de projetos. Apesar de contarem com um número significativo de estudantes de iniciação científica, bolsistas e não bolsistas, para que projetos de pesquisa sejam desenvolvidos em tempo hábil, é notória a necessidade de estudantes de pós-graduação que tenham dedicação exclusiva a essas atividades. Surpreendentemente, ao procurarem por cursos de pós-graduação em sua área de atuação, Bioquímica e Farmacologia (área Ciências Biológicas II, CBII, da CAPES), os docentes recém-chegados não encontraram nenhum. Existe apenas um programa de pós-graduação em CBII na UFES, que atua basicamente na área de Fisiologia Cardiovascular (PPGCF, conceito CAPES 4) e cujas linhas de pesquisa, inviabilizam a inserção dos docentes no referido programa. Dessa forma, o desafio encontrado pelos novos docentes é a formação de profissionais capacitados e que gerem conhecimento relevante para a comunidade científica nacional e internacional em suas áreas de atuação.
Dessa forma, os referidos docentes criaram, em Agosto de 2012, o PPGBF, que contava, até 31 de Dezembro de 2012 (Triênio anterior), com 6 alunos de mestrado. Atualmente, contamos com 18 discentes de mestrado após seleção realizada em agosto de 2016, sendo 15 bolsistas (CAPES-DS, FAPES). Será realizada nova seleção em março de 2017 na qual serão oferecidas 03 vagas. Os alunos matriculados já estão com seus projetos em desenvolvimento, muitos adiantados em relação ao cronograma inicial.
É importante salientar que, embora o PPGBF seja formado em sua maioria de novos docentes, o mesmo conta com docentes sênior e docentes que já possuem produção própria em outros programas de pós-graduação, além de colaboradores com ampla experiência na coordenação e na criação de novos programas em instituições tradicionais e com história de excelência.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 30 mestres e conta com 12 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2014/2 - 2016/2
Coordenadora: Ana Paula Santana de Vasconcellos Bittencourt
Coordenadora Adjunta: Vanessa Beijamini Harres

Período: 2012/2 - 2014/1
Coordenadora: Rita Gomes Wanderley Pires
Coordenadora Adjunta: Vanessa Beijamini Harres

Histórico do conceito CAPES do programa:

Implantação do curso 2012/2: conceito:3

Transparência Pública
Acesso à informação

© Universidade Federal do Espírito Santo 20013. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29.040-090